Editais
CHAMADA DE CANDIDATURAS PARA MESTRADO – 2018/2
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas – PPGEAS
Esta chamada tem por finalidade selecionar candidaturas de alunos para o ingresso no curso de Mestrado do PPGEAS no segundo semestre de 2018.
É requisito indispensável para a inscrição ter um Projeto de Dissertação de Mestrado (feito em conjunto com o futuro orientador no programa) contendo um Plano de Disciplinas a serem cursadas.
Público alvo: Engenheiros oriundos de cursos de Engenharia de Controle e Automação, Mecatrônica, Elétrica, Mecânica, Química, egressos de outras engenharias, Computação, Física, Matemática e áreas afins.
Área de Concentração: Controle, Automação e Sistemas
Linhas de Pesquisa:
(a) Controle
(b) Automação e Sistemas Mecatrônicos
(c) Sistemas Computacionais
(d) Automação, Controle e Instrumentação para Indústrias de Petróleo e Gás
Alguns dados do PPGEAS:
– Vários dos grupos de pesquisa que atuam nestas linhas de pesquisa são considerados de excelência nacional, tendo vários projetos e cooperações com empresas e com instituições de excelência nacional e internacional.
– Conceito 6 na CAPES (máximo é 7).
– Informações sobre o Corpo Docente: www.pgeas.ufsc.br/corpo_docente/
– Os candidatos selecionados e com dedicação exclusiva (e sem vínculo empregatício) poderão concorrer a bolsas (CNPq e CAPES) do PPGEAS (de acordo com a disponibilidade de bolsas). Em casos específicos, os candidatos selecionados poderão usufruir de financiamento de Projeto de Pesquisa pré-definido pelo orientador.
– Documentos necessários: Projeto de Dissertação de Mestrado com Plano de Disciplinas e anuência do futuro docente orientador, além dos documentos listados em http://pgeas.ufsc.br/inscricao-mestrado.
– Formandos no primeiro semestre de 2018 poderão fazer a inscrição, mesmo que a colação de grau aconteça após o início das aulas. Neste caso, a matrícula no curso somente será efetivada após a entrega de comprovação da colação de grau.
Seleção:
A seleção dos candidatos é realizada por uma comissão de professores e o processo de classificação é resultado da análise da documentação de inscrição do candidato (curriculum vitae, histórico escolar, cartas de referência, plano de pesquisa e plano de disciplinas).
Calendário:
– Inscrição e entrega da documentação: de 04/06/2018 até 29/06/2018
– Avaliação das candidaturas: de 02/07/2018 até 13/07/2018
– Divulgação dos resultados: a partir do dia 17/07/2018
– Período de matrícula: 30/07/2018 – 10/08/2018
– Início das aulas: 06/08/2018
Número de vagas previsto para ingresso em 2018/2: 05 (cinco).
Informações adicionais:
– O formato do projeto de dissertação de mestrado (contendo o plano de disciplinas) é livre, mas limitado a 10 páginas.
– O projeto de dissertação contendo o plano de disciplinas deve ser elaborado em conjunto com um docente do PPGEAS que será o futuro professor orientador da dissertação de mestrado.
– Serão analisados somente os documentos entregues ou que chegarem na Secretaria do PPGEAS até o dia 02/07/2018.
_________________________________________________________________________________________________________________________________
CHAMADA DE CANDIDATURAS PARA PROFESSOR COLABORADOR 2018/01
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas – PPGEAS
Abertura de vagas para credenciamento de docente colaborador para atuação no PPGEAS no quadriênio 2018 – 2021
Esta chamada tem por finalidade selecionar docentes para atuarem como professor colaborador no PPGEAS no período compreendido entre 21/05/2018 a 14/07/2021 no intuito de fornecer oportunidades e condições para novos pesquisadores iniciarem suas atividades no contexto de um programa de pós-graduação. As atividades de um docente colaborador consistem em ministrar disciplinas e orientações de alunos de pós-graduação de acordo com a Resolução Normativa Nº 95/CUn/2017, de 4 de Abril de 2017.
Vaga 1
Requisitos: professor da UFSC, doutor, não credenciado em outro programa de pós-graduação e atuante na linha de pesquisa:
- Sistemas a eventos discretos, diagnóstico de falhas em sistemas a eventos discretos, identificação de sistemas a eventos discretos, controle supervisório de sistemas a eventos discretos e smartgrids.
Critérios de seleção: CV e potencial de colaboração com professores do PPGEAS.
Vaga 2
Requisitos: professor da UFSC, doutor, não credenciado em outro programa de pós-graduação e atuante nas seguintes linhas de pesquisa:
- Modelagem e controle de sistemas dinâmicos, filtragem de sinais e estimação de parâmetros de modelos, energia eólica com aerofólios cabeados, automação industrial com CLPs, sistemas SCADA e redes industriais.
Critérios de seleção: CV e potencial de colaboração com professores do PPGEAS.
Processo de Seleção
Após o encerramento do período de inscrição para essa chamada, será formada uma comissão composta por três professores permanentes do PPGEAS para a seleção de professores candidatos às duas vagas acima, conforme os critérios de seleção específicos de cada vaga.
Calendário:
- Inscrição e entrega da documentação: de 09/04/2018 até 27/04/2018
- Avaliação das candidaturas: 28/04/2018 até 11/05/2018
- Aprovação da recomendação pelo colegiado delegado: 14/05/2018
- Divulgação dos resultados: 16/05/2018
Inscrição
As inscrições serão realizadas através de um e-mail enviado para o endereço ppgeas@contato.ufsc.br com campo assunto “candidatura professor colaborador PPGEAS 2018/01”. Os candidatos deverão anexar o CV completo pela plataforma LATTES, e proposta de trabalho no PPGEAS em formato livre com um total máximo de dez páginas.
Prof. Daniel Ferreira Coutinho
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em
Engenharia de Automação e Sistemas
____________________________________________________________________________________________________________________________________
EDITAL N° 02/PPGEAS/2018
CHAMADA DE CANDIDATURAS AO PNPD/CAPES
A Coordenação do PPGEAS torna público a chamada de candidaturas a uma bolsa pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES, Portaria CAPES nº 86/2013.
- A chamada tem como objetivo selecionar um bolsista de pós-doutorado para atuar em uma ou mais linhas de pesquisa da Área de Concentração em Controle, Automação e Sistemas do PPGEAS.
- O candidato deverá possuir título de doutor, quando da implementação da bolsa podendo ser: (a) brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício; (b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício; ou (c) ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa. Maiores detalhes sobre os requisitos e atribuições dos candidatos estão disponíveis no link:
http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_86_2013_Regulamento_PNPD.pdf
- Período de inscrição: 28 de Fevereiro de 2018 a 28 de Março de 2018.
- Número de vagas e duração: 01 cota de 12 meses.
- Início das atividades: entre 09 de Abril a 30 de Abril de 2018.
- Documentos a serem encaminhados e que serão considerados na seleção do bolsista:
- Currículo Lattes do candidato residente no Brasil (ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico, conforme modelo disponibilizado pela CAPES), informando especialmente suas publicações, experiência docente e experiência em orientações;
- Plano de pesquisa, com no máximo seis páginas em formato livre, destacando a relevância do projeto para os grupos de pesquisa do PPGEAS;
- Plano de atividades de ensino, com no máximo seis páginas em formato livre, destacando uma possível atuação na graduação e/ou pós-graduação, incluindo tópicos sobre os quais o candidato poderia ministrar aulas e co-orientar alunos de mestrado e doutorado;
- Os planos de pesquisa e ensino podem ser escritos em português ou inglês e devem preferencialmente incluir a anuência de um membro do corpo docente do PPGEAS, o qual atuará como supervisor do estágio pós-doutoral.
- Forma de inscrição: a inscrição deve ser feita por e-mail encaminhado ao PPGEAS (ppgeas@contato.ufsc.br), colocando no campo assunto “candidatura ao PNPD/2018 – PGEAS”, anexando o currículo, plano de pesquisa e o plano de atividades de ensino. Para os residentes no Brasil, solicita-se a inclusão do “link” para o currículo Lattes, o qual deverá estar atualizado no momento do encaminhamento. No corpo de e-mail preparar uma carta de encaminhamento explicitando a data para início das atividades.
- O processo seletivo será conduzido por uma comissão designada pelo Coordenador do PPGEAS, composta por professores do corpo permanente. A comissão deverá observar os critérios estabelecidos na Portaria CAPES nº 86/2013 e na Resolução Normativa No 36/CUN, de 31 de outubro de 2013 da UFSC e disponível no link
http://pgeas.ufsc.br/files/2013/11/PosDoc-Resolu%C3%A7%C3%A3o-Normativa-36CUn2013.pdf
- Em até 10 (dez) dias após o encerramento das inscrições, a comissão deverá emitir um relatório com os resultados do processo seletivo. O relatório será avaliado e deliberado pela coordenação do programa e homologado pelo Colegiado Delegado do PPGEAS.
Florianópolis, 28 de fevereiro de 2018
Prof. Daniel Ferreira Coutinho
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em
Engenharia de Automação e Sistemas
____________________________________________________________________________________________________________________________________
CHAMADA DE CANDIDATURAS AO EDITAL 47/2017 – PDSE/CAPES
Esta chamada do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PPGEAS – conceito 6 na última avaliação da CAPES) tem por finalidade selecionar candidaturas de alunos de doutorado do PPGEAS para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE – Edital 47/2017/CAPES) sendo o início dos estudos no exterior no período de Agosto a Novembro de 2018.
Os requisitos e atribuições do candidato estão em conformidade com o item 4.1 do EDITAL Nº 47/2017 DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR da CAPES. Basicamente, o candidato deverá, obrigatoriamente, preencher os seguintes requisitos:
(1) Apresentar candidatura individual através de um plano de pesquisa;
(2) Não acumular a bolsa de doutorado sanduíche no exterior com outras bolsas no Brasil provenientes de recursos da Capes e/ou de outras agências de fomento que utilizem recursos do Tesouro Nacional;
(3) Não ter sido contemplado com bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior neste ou em outro curso de doutorado realizado anteriormente;
(4) Não ultrapassar período total do doutorado, de acordo com o prazo regulamentar do curso para defesa da tese, devendo o tempo de permanência no exterior ser previsto de modo a restarem, no mínimo, 6 (seis) meses no Brasil para a redação final e a defesa da tese;
(5) Ter integralizado um número de créditos referentes ao programa de doutorado no Brasil que seja compatível com a perspectiva de conclusão do curso, em tempo hábil, após a realização do estágio no exterior; e
(6) Ter obtido aprovação no exame de qualificação ou estar regularmente matriculado e ter cursado, no mínimo, 12 meses do programa, no momento da inscrição;
(7) Possuir a proficiência linguística mínima, conforme tabela no item 4.1.1.10 do edital e requisitos do item 8.5.6 do mesmo edital; e
(8) Possuir o registro ORCID que fornece um identificador único voltado para a área acadêmica e de pesquisa. O registro é gratuito e pode ser realizado no site https://orcid.org/;
O modelo de plano de pesquisa é livre, mas não deverá ultrapassar 15 páginas, com cronograma do plano de atividades, incluindo a infra-estrutura experimental ou laboratorial específica. Deve seguir as normas da ABNT e conter, obrigatoriamente, os itens abaixo:
- a) Título;
- b) Introdução e justificativa, apresentando a atualidade e relevância do tema;
- c) Objetivos, com definição e delimitação clara do objeto de estudo;
- d) Metodologia a ser empregada;
- e) Cronograma das atividades;
- f) Contribuição do plano de estudos para a promoção do ensino, formação e aprendizagem, quando o caso;
- g) Potencial para o aumento da rede de pesquisa e educação, com novas técnicas e parcerias, além de ampla divulgação dos resultados, quando o caso;
- h) Relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico da área no Brasil no médio e longo prazos;
- i) Relevância para o desenvolvimento econômico e de bem estar social do Brasil no médio e longo prazos, quando o caso;
- j) Se o plano de estudos prevê/atende às normativas éticas nacionais e internacionais, quando relevante.
- k) Justificativa para a escolha da IES de destino e coorientador no exterior;
- l) Referências bibliográficas.
O orientador do aluno deverá também firmar Termo de Aprovação e Responsabilidade pelo acompanhamento do doutorando durante a realização das atividades propostas para o estágio no exterior. A carta do orientador brasileiro deve informar o prazo regulamentar do aluno para defesa da tese, bem como a compatibilidade dos créditos já obtidos no doutorado com a perspectiva de conclusão em tempo hábil, após a realização do estágio no exterior (maiores detalhes no edital da CAPES)
A seleção interna das candidaturas será feita por uma Comissão especialmente designada para esta finalidade sendo composta por três membros: (i) o Coordenador ou Vice-coordenador do Programa (ou outro professor designado com esta finalidade em caso de impossibilidade da participação do coordenador ou vice); (ii) um representante discente dos pós-graduandos (doutorando); e (iii) um avaliador externo ao programa de pós-graduação. Os critérios para a avaliação serão:
(i) Atendimento aos requisitos do candidato na data prevista da seleção;
(ii) Adequação da documentação apresentada pelo candidato às exigências deste Edital;
(iii) A sua plena qualificação, mediante aprovação no exame de qualificação, ou equivalente, com comprovação do desempenho acadêmico e potencial científico para o desenvolvimento dos estudos propostos no exterior;
(iv) Pertinência do plano de pesquisa no exterior com o projeto de tese e sua exequibilidade dentro do cronograma previsto;
(v) Adequação da instituição de destino e a pertinência técnico-científica do coorientador no exterior às atividades a serem desenvolvidas.
A duração e quantidade de bolsas seguem as diretrizes do Edital No. 47/2017/CAPES tendo o PPGEAS optado por duas cotas de seis meses para início em 2018 totalizando as 12 mensalidades que o programa tem direito.
O calendário para inscrições dos alunos de doutorado para a pré-seleção do PPGEAS ao PDSE/2017 seguirá as seguintes datas:
– Inscrição (por e-mail para ppgeas@contato.ufsc.br, Assunto “Inscrição para PDSE/2017”, Anexos – plano de pesquisa; carta do orientador no PPGEAS; currículo do supervisor no exterior; comprovação de proficiência ou justificativa para comprovação de proficiência até a data limite da CAPES conforme edital): de 15/12/2017 até 15/01/2018;
– Definição dos membros da comissão de avaliação (representante da coordenação, externo e discente) levando em consideração as inscrições recebidas: de 16/01/2018 a 19/01/2018;
– Avaliação das candidaturas pela comissão: de 22/01/2018 até 07/02/2018;
– Divulgação da pré-seleção de candidaturas pelo PPGEAS: 09/02/2018;
– Inscrição pelos candidatos aprovados no sistema online da CAPES: 19/02/2018 a 23/02/2018;
– Homologação das inscrições pela PROPG/UFSC: 02/04/2018 a 23/04/2018;
– Complementação de documentos: até 60 dias antes da viagem.
Prof. Daniel Ferreira Coutinho
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas
_______________________________________________________________________________________________________________________________
CHAMADA PARA O MESTRADO E DOUTORADO – 2018
Esta chamada tem por finalidade selecionar candidaturas de alunos para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PPGEAS) para início das atividades em março de 2018.
Público alvo:
(a) Mestrado: Engenheiros oriundos de cursos de Engenharia de Controle e Automação, Mecatrônica, Elétrica, Mecânica, Química, egressos de outras engenharias, Computação, Física, Matemática e áreas afins.
(b) Doutorado: Mestres oriundos de cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas; Engenharia Elétrica, Mecânica, Química; egressos de outras pós-graduações em Engenharia; Computação; Física; Matemática; e áreas afins.
Linhas de Pesquisa:
(a) Controle;
(b) Automação e Sistemas Mecatrônicos;
(c) Sistemas Computacionais;
(d) Automação, Controle, Otimização e Instrumentação para Indústrias de Petróleo e Gás.
Alguns dados do PPGEAS:
– Vários dos grupos de pesquisa que atuam nestas linhas de pesquisa são considerados de excelência nacional, tendo vários projetos e cooperações com empresas e com instituições de excelência nacional e internacional.
– Conceito 6 na CAPES (máximo é 7).
– 14 dos 27 professores têm bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq.
– O programa tem várias cooperações internacionais com possibilidade de intercâmbio.
Calendário
– Inscrições: 06/11/2017 a 05/12/2017
– Seleção dos candidatos: 06-20/12/2017
– Divulgação dos resultados: até 22/12/2017
Organização do curso de mestrado
– Em tempo integral: 20 créditos em disciplinas com duração de 2 anos.
– Em tempo parcial: para profissionais de empresas, sem direito à bolsa.
– Os temas de dissertação de mestrado são definidos até o final do primeiro semestre do curso.
– Os documentos necessários e o procedimento de inscrição estão em http://pgeas.ufsc.br/inscricao-mestrado.
Organização do curso de doutorado
– Somente em tempo integral: 36 créditos em disciplinas (revalidação de até 24 créditos do mestrado) com duração de 4 anos. É necessário um projeto de tese de doutorado elaborado em concordância com um docente do PPGEAS.
– Os documentos necessários e o procedimento de inscrição estão em http://pgeas.ufsc.br/inscricao-doutorado.
Seleção:
A seleção dos candidatos é realizada por uma comissão de professores e o processo de classificação é resultado da análise da documentação de inscrição do candidato (curriculum vitae, histórico escolar, nota ENADE do curso de graduação, afinidade do curso de graduação com as linhas de pesquisa do PPGEAS, cartas de referência e projeto de tese para candidatos ao doutorado).
Bolsas:
O PPGEAS dispõe de bolsas de mestrado e de doutorado financiadas por organismos governamentais e por projetos de pesquisa com empresas. Parte dessas bolsas é alocada no início do curso aos candidatos mais bem classificados no processo seletivo. As demais bolsas são alocadas aos alunos com desempenho acadêmico satisfatório, à medida que quotas adicionais sejam disponibilizadas, pela defesa de dissertações e teses, ou por novos projetos.
Recomenda-se que candidatos estrangeiros solicitem bolsa PEC-PG da CAPES ou CNPq.
Número de vagas:
(a) Mestrado: 30 vagas, mas nem todos os alunos aceitos terão garantia de bolsa. O PGEAS reserva-se o direito de selecionar um número de alunos inferior ao número de vagas ofertados.
(b) Doutorado: não existe um limite pré-especificado para o número de vagas para doutoramento, mas ele será limitado a capacidade de orientação do corpo docente.
A data limite para realização da inscrição online e entrega dos documentos na secretaria do PPGEAS eaté o dia 05 de dezembro de 2017.Não serão aceitos documentos após esta data.
_______________________________________________________________________________________________________________________
CHAMADA DE CANDIDATURAS PARA PROFESSOR COLABORADOR – 2017/01
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas – PPGEAS
Abertura de vagas para credenciamento de docente colaborador para atuação no PPGEAS no quadriênio 2017 – 2020
Esta chamada tem por finalidade selecionar docentes para atuar como professor colaborador no PPGEAS no período compreendido entre 01/09/2017 a 31/08/2021 no intuito de fornecer oportunidades e condições para novos pesquisadores iniciarem suas atividades no contexto de um programa de pós-graduação. As atividades de um docente colaborador consistem em ministrar disciplinas e orientações de alunos de pós-graduação de acordo com a Resolução Normativa Nº 95/CUn/2017, de 4 de Abril de 2017.
Vaga 1
Requisitos: professor da UFSC, doutor, atuante na linha de pesquisa “Controle de Sistemas Dinâmicos a Eventos Discretos” e não ser credenciado em outro programa de pós-graduação.
Critérios de seleção: CV e histórico de colaboração com professores do PPGEAS.
Vaga 2
Requisitos: professor da UFSC não lotado no campus de Florianópolis, doutor, atuante em uma das linhas de pesquisa do PPGEAS e não sendo credenciado em outro programa de pós-graduação.
Critérios de seleção: CV (em especial as publicações), histórico de colaboração com professores do PPGEAS e plano de atividades, incluindo perspectivas de colaboração futura com professores do PPGEAS.
Processo de Seleção
Após o encerramento do período de inscrição para essa chamada, será formada uma comissão composta por três professores permanentes do PPGEAS para a seleção de professores candidatos às duas vagas acima, conforme os critérios de seleção específicos de cada vaga.
Calendário:
- Inscrição e entrega da documentação: de 26/06/2017 até 25/07/2017
- Avaliação das candidaturas: de 26/07/2017 até 11/08/2017
- Aprovação da recomendação da comissão de seleção: 14/08/2017
- Divulgação dos resultados: de 15/08/2017
Inscrição
As inscrições serão realizadas através de um e-mail enviado para o endereço ppgeas@contato.ufsc.br com campo assunto “candidatura professor colaborador PPGEAS 2017/01”. Os candidatos deverão anexar a documentação específica para cada vaga, sendo o CV completo pela plataforma LATTES e os demais documentos em formato livre com um total máximo de dez páginas.
_________________________________________________________________________________________________________________________________
CHAMADA DE CANDIDATURAS PARA MESTRADO – 2017/2
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas – PPGEAS
Esta chamada tem por finalidade selecionar candidaturas de alunos para o ingresso no curso de Mestrado do PPGEAS no segundo semestre de 2017.
É requisito indispensável para a inscrição ter um Projeto de Dissertação de Mestrado contendo um Plano de Disciplinas a serem cursadas.
Público alvo: Engenheiros oriundos de cursos de Engenharia de Controle e Automação, Mecatrônica, Elétrica, Mecânica, Química, egressos de outras engenharias, Computação, Física, Matemática e áreas afins.
Área de Concentração: Controle, Automação e Sistemas
Linhas de Pesquisa:
(a) Controle
(b) Automação e Sistemas Mecatrônicos
(c) Sistemas Computacionais
(d) Automação, Controle e Instrumentação para Indústrias de Petróleo e Gás
Alguns dados do PGEAS:
– Vários dos grupos de pesquisa que atuam nestas linhas de pesquisa são considerados de excelência nacional, tendo vários projetos e cooperações com empresas e com instituições de excelência nacional e internacional.
– Conceito 5 na CAPES (máximo é 7).
– Informações sobre o Corpo Docente: www.pgeas.ufsc.br/corpo_docente/
– Os candidatos selecionados poderão concorrer a bolsas (CNPq e CAPES) do PPGEAS (de acordo com a disponibilidade de bolsas) ou usufruir de financiamento de Projeto de Pesquisa pré-definido pelo orientador.
– Documentos necessários: Projeto de Dissertação de Mestrado com Plano de Disciplinas (preparado em conjunto com professor orientador), além dos documentos listados em http://pgeas.ufsc.br/inscricao-mestrado.
– Formandos no primeiro semestre de 2017 podem fazer a inscrição, mesmo que a colação de grau aconteça após o início das aulas.
Seleção:
A seleção dos candidatos é realizada por uma comissão de professores e o processo de classificação é resultado da análise da documentação de inscrição do candidato (curriculum vitae, histórico escolar, cartas de referência, plano de pesquisa e plano de disciplinas).
Calendário:
– Inscrição e entrega da documentação: de 05/06/2017 até 05/07/2017
– Avaliação das candidaturas: de 10/07/2017 até 21/07/2017
– Divulgação dos resultados: de 24/07/2017
– Início das aulas: 07/08/2017
Número de vagas previsto para ingresso em 2017/2: 05 (cinco).
Informações adicionais:
– O formato do projeto de dissertação de mestrado é livre, mas limitado a 10 páginas.
– O projeto de dissertação e o plano de disciplinas deve ser em conjunto com um docente do PPGEAS que será o futuro professor orientador da dissertação de mestrado.
– Serão analisados somente os documentos entregues ou que chegarem na Secretaria do PPGEAS até o dia 05/07/2017.